Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quebec

Quebec

Existe uma arte muito precisa e delicada para se fazer bolos, e um dos pontos mais importantes para determinar se ele será um sucesso ou fracasso é saber o momento exato de tirá-lo do forno. Se sair antes da hora todo o trabalho de preparo estará perdido. E se ficar alguns minutos a mais que o devido tudo também estará perdido e não será possível voltar atrás. Mas porque estamos falando de culinária? Porque esta é a melhor imagem que nos ocorreu para descrever uma cidade que parece ter sido retirada do forno exatamente na hora certa, nem um minuto a mais nem um a menos. Tudo em Quebec dá a impressão de ser perfeito, e transmite a sensação de que seria impossível ser melhor do que é.

Existe uma frase muito usada por aqui, para definir o que é esta cidade: Quebec, une histoire d´amour, e talvez seja mesmo a melhor forma de definir este lugar. Em Quebec tudo parece ser feito como numa história de muito amor.


Quebec

Esta é uma cena típica da Vieux Québec. As ruazinhas estreitas, casas residenciais, pequenos estabelecimentos comerciais, restaurantes onde é servida comida típica, patisseries, lojas de artesanato local, e muita gente circulando pelas ruas. Dá para passar toda uma tarde circulando por estas ruelas sem cansar. Perguntamos a uma simpática lojista onde poderíamos almoçar, e ela nos deu uma dica preciosa: Restaurant-Bistro Saint James, logo na entrada da vieux Québec. Além de não ser caro os pratos são ótimos. Servem entre outros, Dinde, Rôti de Porc, Saumon Fumé, Salade de Thon, Crevettes, e uma diversidade de saladas e queijos excelentes. Aos domingos, a partir de 5 da tarde é servido um buffet de saladas e pratos quentes que merece uma placa comemorativa! E para começar nada como uma Soupe d´Oignon. Para finalizar, experimente os doces daqui, que tem um toque da culinária Francesa. Sugerimos o Éclair au Chocolat, ou então o Mille-feuille, que costumam ser enormes e deliciosos.




Vieux Québec

Caminhando pelas proximidades do Chateau Frontenac encontramos um escocês que mora em Quebec há 30 anos, já se acostumou com o frio e achou muito engraçado quando dissemos que éramos do Brasil e nos viu tiritando de frio. Para os moradores locais e quem vem de países do norte da Europa, os cerca de zero graus que faziam na época de nossa visita não eram nada, já que durante os meses rigorosos de inverno os termômetros podem chegar a marcar até 20 graus abaixo de zero. Uma conhecida alternativa para espantar o frio é uma bebida quente ou então um bom vinho. Se este for o seu caso desça pelo funiculaire até a cidade baixa e visite a Maison des Vins, uma dos melhores casas do gênero. Na imagem ao lado, um trecho da cidade baixa, com os trilhos do funiculaire acima à esquerda.





Chateau Frontenac


Mas o que dá um sabor todo especial e diferente a esta cidade é sem dúvida percorrer as pequenas lojinhas da Vieux Québec, as casas de pedras, igrejas, pequenos lojinhas de artesanato, malhas, artigos para inverno - e são muitos por aqui - e curiosidades locais diversas. A região de Quebec tem um sonho antigo de separar-se do Canadá e formar uma nação independente. A justificativa é que por ter colonização francesa é uma região de costumes e cultura bem diferente da que predomina no restante do Canadá, colonizada pelos ingleses. Mas até hoje isto permanece um sonho.
 
 

Vieux Québec
 
De todas as cidades que visitamos naquela viagem Quebec foi a que mais fortes e belas impressões nos deixou. Embora o clima durante o inverno seja rigoroso, ele também tem o seu lado aconchegante, e propicia atividades e prazeres diversos. Até hoje lembramos com carinho de Quebec, e esperamos um dia poder voltar lá, não só na época fria, mas também nas outras estações do ano. Quebec, como diz aquele ditado, é realmente uma História de Amor.



 

Quebec
 

INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!



VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário