Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Saint Louis

Saint Louis


Saint Louis, a porta de entrada do oeste. Foi desta cidade, talvez mais do que de qualquer outra, que saíram centenas daquelas caravanas tão vistas em filmes westerns, enfrentando índios e tantas outras adversidades, para colonizar as distantes terras do oeste americano. E foi para simbolizar este portão de entrada do oeste que a cidade decidiu construir o que passaria a ser o seu principal símbolo: O Gateway Arch, um imenso arco de concreto e aço, com altura equivalente a um prédio de 65 andares. Ele dá as boas vindas a todos que chegam a Saint Louis, e homenageia todos que dela partiram rumo ao desconhecido.




Saint Louis


A construção do Gateway Arch serviu também para revitalizar a área central de Saint Louis. Em volta agora existe um belo parque,e um ancoradouro de onde partem embarcações turísticas para cruzeiros rápidos pelo rio. A pouca distância situa-se o Bush Stadium, sede do popular time Saint Louis Cardinals, vizinho ao centro histórico da cidade. Dois prédios históricos desta área que valem a pena ser visitados são a Old Courthouse, construído entre 1839 e 1862, agora transformado num museu onde o papel da cidade na conquista do oeste é relembrado, e a Basílica de St. Louis Rei da França, conhecida como Old Cathedral, a mais antiga catedral do lado oeste do país, e onde foi celebrada a primeira missa da cidade, em 1764.





Gateway Arch - Saint Louis

Esta foto foi batida do mirante de observação situado no alto do Gateway Arch, e dá uma boa panorâmica do centro de Saint Louis. O prédio de cúpula verde no centro do gramado é a Old Court House. À esquerda pode-se ver um trecho do Busch Memorial Stadium, e do lado oposto, prédios comerciais e hotéis de luxo. Quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre a história desta parte do país pode ir ao Missouri History Museum, que traça um bom perfil da colonização do estado e do seu crescimento como pólo comercial e industrial.





De Outro Angulo - Gateway Arch

Você já viu aqueles típicos filmes antigos, onde o herói partia para a guerra e deixava a mocinha abanando, com lágrimas no olhos enquanto o trem se afastava? Pois muitos deste filmes recriavam exatamente este lugar: A Saint Louis Union Station, na foto ao lado. Construída em 1894, ela foi a maior, mais central e movimentada estação de trens dos Estados Unidos, e equivalia na época, a um super aeroporto de nossos dias. Com o declínio dos trens como transporte de massa ela perdeu sua importância e quase foi demolida. Mas felizmente prevaleceu o bom senso, e graças à sua importância histórica o prédio foi reformado e transformado numa mistura de revival dos anos 40 com shopping do século 21. Hoje lá estão diversas lojas e restaurantes, em conjunto com o luxo das estações de trem da época.




A Saint Louis Union Station

Saint Louis é uma cidade grande e bastante espalhada. A melhor forma de ter uma boa visão de seus diferente bairros é percorrer a avenida Lindbergh - Lãmber, como dizem por aqui - que praticamente faz o contorno completo da cidade. Um dos trechos mais bonitos da cidade fica no lado oeste, próximo ao shopping Saint Louis Galleria. Lá estão algumas das melhores lojas da cidade e belas residências construídas em estilo clássico. Outro ponto que vale a pena ser visitado é o Saint Louis Art Museum, prédio construído em 1904 por ocasião da feira mundial realizada na cidade. Lá estão mais de 100 galerias com peças da renascença, e objetos de civilizações asiáticas, egípcias e indígenas.



Saint Louis

Outros passeios sugeridos são uma visita ao parque Six Flags Saint Louis (situado em Eureka, a 30 minutos de St. Louis), onde estão imensas montanhas russas; o parque Aquatic Center, situado na Whitelaw Ave, município de Wood River, Illinois (do outro lado do rio), com piscinas, tobogãs e todo tipo de brinquedos aquáticos, a Anheuser-Busch Brewery, renomada cervejaria local, que organiza tours por suas instalações (junção da I-55 com Arsenal St.), o Black World History Museum, museu dedicado à memória dos grandes nomes da cultura afro-americana (na St. Louis Avenue 2505) e o Forest Park, um dos maiores parques urbanos do país, onde está o zoológico da cidade e diversas outras atrações, como um centro de ciências, museu histórico e pistas de patinação e skate. Ideal para uma tarde de domingo. Ao lado, área residencial de Saint Louis.



Parque Six Flags Saint Louis


Nenhum comentário:

Postar um comentário