Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

Nova Caledônia - Melanésia

Nova Caledônia - Melanésia


A Nova Caledónia ou Nova Caledônia é um arquipélago da Oceania situado na Melanésia - alguns graus a norte do Trópico de Capricórnio. Trata-se de uma comunidade conhecida como sui generis, ou «de sua própria espécie», anexado à França e não um território de ultramar. O Acordo de Nouméa cria um estatuto especial para o território, além de prever para 2014 um referendo local sobre sua independência ou a manutenção como parte da República Francesa. Dista da Metrópole aproximadamente 20 000 km. Possui uma superfície de 19 100. Está situado no Oceano Pacífico a 1500 km a leste da Austrália e a 2 000km a norte da Nova Zelândia. Seu código postal começa com 988. Tem o status de pays d'outre-mer (país ultramarino) desde 1998.


Nova Caledônia - Melanésia

História


Há 5 000 anos, habitantes do litoral sul da China, plantadores de milho e arroz, começaram a atravessar o Estreito de Taiwan. Por volta de 2000 AC as migrações partiam de Taiwan para as Filipinas. Novas migrações partem das Filipinas para as ilhas de Celebes e Timor, depois para outras ilhas do arquipélago indonésio. Em 1500 AC outro movimento migratório conduz das Filipinas para a Nova Guiné, e não apenas, mas para outras ilhas do Pacífico. Os Austronesianos são, provavelmente, os primeiros navegadores da história da humanidade.
Como atestam fragmentos de cerâmica Lapita encontrados, os primeiros habitantes da Nova Caledónia teriam colocados os pés no território a cerca de 3 000 anos. Foram encontrados Lapita do período de 1300 a 200 AC. Durante o período, tribos NAIA oundjo e canaco (termo que vem da língua havaiana) dominam a arte de utilizar pedra polida e sua civilização é baseada na cultura da terra (principalmente no cultivo de batata doce e inhame). Durante rituais de guerra, as tribos praticavam canibalismo.

Nova Caledônia - Melanésia

Em 4 de Setembro de 1774, James Colnett avistou uma terra desconhecida no horizonte. A bordo do navio estava o navegador e explorador inglês James Cook. Cook nomeou a terra como « New Caledonia » em homenagem à Escócia. Na verdade, disseram que o aspecto da costa os teria lembrado desta região do Reino Unido. Caledônia é, em latim antigo, correspondente à Escócia.
É provável que em 1788 a expedição francesa liderada por La Pérouse reconhece a Costa Ocidental, a bordo do l'Astrolabe e do La Boussole, pouco antes do um naufrágio sobre o recife Vanikoro nas Ilhas Salomão. Em 1793, o Contra-Almirante francês Antoine Bruny d'Entrecasteaux, que partiu em 1791 a pedido de Luís XVI para encontrar La Pérouse, passa ao longo da Nova Caledónia, reconhece a Costa Oeste da Grande Terre e inclui as Ilhas Lealdade. No entanto, os atributos da recente descoberta são do explorador francês Jules Dumont d'Urville, em 1827, que foi o primeiro a localizá-las com precisão em um mapa.

Nova Caledônia - Melanésia

A partir de 1841, missionários começam a se instalar no local. Sobre o lado católico, Irmãs Maristas, lideradas pelo Monsenhor Douarre que é nomeado vigário apostólico da Nova Caledónia, se instalam em 1843, mas novamente os missionários foram expulsos em 1847.
Mapa histórico da Nova Caledónia encontrado na enciclopédia alemã Meyers Konversations-Lexikon.Em 1851 os marista da França e os protestantes do Reino Unido regressam ao arquipélago, agora com ajuda de seus respectivos países e conquistam um lugar definitivo nas ilhas.
A Nova Caledônia é finalmente proclamada colônia francesa em 24 de Setembro de 1853 pelo Contra-Almirante francês Febvrier-Despointes.
Em 25 de Junho de 1854, militares franceses fundaram a sudoeste da Nova Caledónia a base de Port-de-France para servir como principal cidade na colônia. Simples guarnição que rapidamente se torna uma cidade pequena e leve o nome de Nouméa em 2 de Junho de 1866.


Nova Caledônia - Melanésia

Depois da Comuna de Paris, a Nova Caledónia serve como um local de deportação para muitos velhos comunistas condenados pelo conselho de guerra criado pelo Governo de Defesa Nacional.
No final do século XIX e início do século XX diversas tentativas de colonização são fracassadas.
Em 1931, um grupo de canacos são expostos como canibais dentro de caixas, no jardim de aclimatação do Bosque de Bolonha, por ocasião da Exposição Colonial Internacional (1931) de Paris.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, a Nova Caledónia oficializa seu apoio à França Livre e torna-se, a partir de 12 de março de 1942, uma base importante na guerra contra o Japão.
Depois da guerra, a França abandona o termo colônia e suprime o código de cidadania. Em paralelo, o território está experimentando rápido e importante crescimento econômico graças a exploração do «ouro verde», e graças ao boom do níquel a Nova Caledónia passaria a ser o terceiro maior produtor mundial.
Bandeira independentista não-oficial da Nova CaledóniaO ano de 1980 viu tensões entre opositores e partidários da independência alcançar seu clímax, confrontos aumentaram após revoltas quase generalizadas durante o período conhecido como « Eventos » (1984-1988). A violência atingiu um ponto culminante em 1988 com a Tomada de Reféns de Ouvéa.
Este episódio empurra os dois lados, e seus dirigentes, para negociar a assinatura do Acordo de Matignon (1988) em 26 de Junho de 1988, que prevê a criação de um estatuto transitório de 10 anos e a organização de um referendo sobre a autodeterminação, para que os neocaledónios se pronunciem a favor ou contra a independência. Este acordo é complementado pela Acordo de Nouméa em 5 de Maio de 1998, que prevê o estabelecimento de uma forte autonomia. O último referendo sobre a questão do futuro institucional (ou manutenção da autonomia dentro da República Francesa) será realizado entre 2014 e 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário