Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

Pitcairn - Polinésia

Pitcairn Polinésia

As ilhas Pitcairn (Pitcairn Island em inglês; Pitkern Ailen em pitkern), oficialmente Ilhas Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno, são Territórios britânicos ultramarinos na Polinésia que têm como único vizinho a Polinésia Francesa, a oeste. É constituída pela ilha homónima, e pelas ilhas Ducie, Oeno e Henderson, sendo as últimas, desabitadas. A capital e única povoação é Adamstown, que possui uma área de 47 km².

O ponto mais elevado da ilha é o Pawala Valley Ridge, com 347 metros de altitude.
As actividades económicas são a agricultura de subsistência e a publicação de selos. A moeda oficial é o dólar neozelandês.
Pitcairn foi colonizada pelos revoltosos marinheiros da Bounty, chefiados pelo rebelde Fletcher Christian, em Julho de 1767. Pelo seu extremo isolamento, decidiram permanecer na ilha e desmantelar a embarcação, usando a madeira para a construção das casas.


Pitcairn - Polinésia

Ainda hoje a ilha é extremamente isolada. A maior ligação é feita à Nova Zelândia, onde a maior parte da população está emigrada.

Ilha Pitcairn em imagem de satélitePitcairn é uma ilha vulcânica, com cerca de 6,5 km². É conhecida como a ilha "inabitada". Os amotinados do HMS Bounty a escolheram como refúgio porque de fato era desabitada na época (1790) em que eram procurados pela marinha inglesa. Eles encontraram na ilha templos, petróglifos e instrumentos de pedra que comprovavam que Pitcairn fora habitada por uma antiga população polinésia.
Ainda mais remota é a ilha Henderson. Pitcairn e Henderson estão entre as ilhas mais inacessíveis do mundo. Os descendentes dos amotinados do Bounty, mais a população polinésia de Pitcairn - oriundos de Mangareva, somam hoje cerca de 52 pessoas apenas. Quando somavam 194 pessoas (1856) - população acima do potencial agrícola da ilha, grande parte foi evacuada pelo governo inglês para uma outra ilha distante dali - Norfolk.

Pitcairn - Polinésia

Mangareva, Pitcairn e Henderson estão localizadas na área conhecida como sudeste da Polinésia. As três ilhas foram colonizadas por volta de 800 d.C. - como parte da expansão polinésia para leste: as principais ilhas da Polinésia Oriental foram povoadas entre 600 - 800 d.C.
A única praia da ilha de Pitcairn foi o ponto de desembarque do primeiro grupo de canoas de Mangareva, que descobriram a ilha após diversos dias de viagem em mar aberto, quando encontraram a pedreira Down Rope, "(...) único filão utilizável de vidro vulcânico do sudoeste da Polinésia, cujas lascas podiam servir como instrumentos afiados para tarefas que exigiam corte preciso(...)". Cerca de 2 quilômetros a oeste, ao longo da costa, descobriram o veio Tautama de basalto de grão fino, que se tornou a maior pedreira de enxós: uma das maiores desvantagens de Mangareva - de uma perspectiva polinésia - era a ausência de pedras de alta qualidade para a produção de enxós e outros instrumentos.

Pitcairn - Polinésia

Além da pedreira Down Rope, não havia muitas opções em Pitcairn: rios intermitentes; topografia acidentada; sua área, já pequena, oferecia poucas terras planas para cultivo; inexistência de recife no seu litoral - de inclinação muito íngreme para o fundo do mar, dificultavam a procura por mariscos (diferentemente de Henderson, abundante de aves e frutos do mar).
Panorama de Adamstown, capital do território.As escavações do arqueólogo Marshall Weisler, da Universidade de Otago (Nova Zelândia), evidenciam o comércio entre as três ilhas (Mangareva, Pitcairn e Henderson) como forma de compensar as deficiências de cada uma pelos excedentes de outra. Weisler estabeleceu, através de medições radiocarbônicas do carvão, que o comércio (trocas) começou por volta do ano 1000. Em Henderson, por exemplo, Weisler encontrou objetos feitos de materiais não nativos: como enxós e instrumentos feitos com basalto e vidro vulcânico de Pitcairn, e descascadores de legumes feitos com conchas de ostras encontradas em grande quantidade em Mangareva. As peças de vidro vulcânico encontradas pelo arqueólogo em Henderson são originárias da pedreira Down Rope, em Pitcairn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário