sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tunísia (Túnis)

Tunísia (Túnis)

Tunes (português europeu) ou Túnis (português brasileiro) é a capital da Tunísia e da província de Tunes, com uma população de 1.200.000 habitantes (2008). Certas fontes estimam a população da Grande Tunes em cerca de 2 milhões de habitantes.


Tunísia (Túnis)

Situada num grande golfo do mar Mediterrâneo - o golfo de Tunes -, do qual é separada pelo lago de Tunes e pelo porto de La Goulette (Halq al Wadi), a cidade estende-se pela planície costeira e pelas colinas que a cercam. A almedina é cercada por bairros mais recentes (da era colonial e posterior). Em torno da cidade encontram-se os subúrbios de Cartago, La Marsa e Sidi Bou Said.

Tunísia (Túnis)

A almedina, declarada Património Mundial em 1979, é o centro da cidade: uma densa aglomeração de vielas e passagens cobertas, com cores e aromas intensos, comércio activo e agitado e uma quantidade de bens em oferta que vão do couro ao plástico, do estanho à filigrana, das lembranças para turistas ao trabalho de pequenas lojas de artesanato.

Tunísia (Túnis)


A cidade moderna, ou Ville Nouvelle, começa no Portão do Mar (Bab el Bahr) e é cortada pela grande avenida Bourguiba, onde os edifícios da era colonial contrastam com estruturas menores. Como capital nacional, Tunes é o centro da atividade comercial tunisiana, bem como o foco da vida política e administrativa do país.
O gentílico para a cidade é "tunesino" (em português europeu) ou "tunisino" (em português brasileiro).
Acredita-se que os fenícios teriam fundado Tunes no século VI a.C. A cidade atual foi construída enquanto estava sob o controle do governo francês (1881-1956) e, quando o país se tornou independente, Tunes passou a ser sua capital.





Nenhum comentário:

Postar um comentário