Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sudão (Cartum)

Sudão (Cartum)

Cartum (al-Khartum em árabe) é a capital do Sudão. Abriga um porto fluvial na confluência do Nilo Azul com o Nilo Branco, na zona leste-central do país. Tem cerca de 2.207.500 habitantes e é a segunda maior cidade do Sudão, atrás somente de Omdurman. Foi fundada pelos egípcios em 1821.

Cartum é uma cidade muito pobre, com exceção de raras áreas exclusivas. Poucas ruas são pavimentadas, apesar de o centro da cidade ser bem planejado. Cartum é um centro administrativo, econômico e comercial do Sudão. Dentre as indústrias que se destacam, estão as de alimentação, tecidos e manufacturas de vidros.

Sudão (Cartum)

No meio de transportes internacional, Cartum tem linhas de trem para Porto Sudão, e também para o Egito, a cidades como El Obeid. O tráfico pelos rios Nilo Azul e Branco também é muito importante, e a cidade possui também um Aeroporto Internacional. Cartum tem três universidades, a Universidade de Cartum, a Universidade Nilayin e a Universidade Sudanesa de Ciência e Tecnologia.

Sudão (Cartum)


 História

1821: Fundada por Muhammad Ali, o então quedive (governador) do Egito, torna-se um posto de controle no Sudão.
1884: As tropas leais a Mahdi Muhammad Ahmad invadiram Cartum contra os defensores dirigidos pelo general britânico Charles George Gordon. A cidade caiu ante os partidarios de Mahdi logo no ano seguinte, em 26 de Janeiro de 1885.
1898: Omdurman foi cenário da sangrenta Batalha de Omdurman o dia 2 de Setembro, na qual as forças britânicas dirigidas pelo Conde Horatio Kitchener derrotaram as forças mahdistas que defendiam Cartum.
1899: Cartum se torna a capital do Sudão Anglo-egípcio.
1956: Com a independência do Sudão, Cartum passa a ser a capital do país.
1977: A obra de um oleoduto entre Cartum e Porto Sudão é concluída.
Década de 80: A cidade foi o destino de milhares de refugiados estrangeiros que fugiam de guerras em países como Chade, Etiópia e Uganda.
1998: Depois de ataques cometidos contra embaixadas dos Estados Unidos da América, estes acusaram o grupo Al-Qaeda, dirigido por Osama Bin Laden e lançaram um ataque com mísseis cruzeiro contra uma fábrica de produtos farmacêuticos de Cartum.


Dalma Borges
61 91613691/85704692
E-mail/msn: dalmasb@hotmail.com
www.adsturviagens.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário