Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

Nauru - Micronésia

Nauru - Micronésia

Nauru (em nauruano, Naoero; em inglês, Republic of Nauru) é um dos menores países do mundo, sendo a menor república, resumindo-se a uma pequena ilha da Micronésia, relativamente isolada, anteriormente conhecida como Pleasant Island ("ilha aprazível"). Os territórios mais próximos são Kiribati, a leste, as Ilhas Marshall, a nordeste, as Ilhas Salomão, a sudoeste, a Papua-Nova Guiné, a sudoeste, e os Estados Federados da Micronésia, a noroeste. Nauru é o terceiro menor estado do mundo, os dois menores sendo Vaticano e Mônaco.


Nauru - Micronésia

Nauru é o menor país insular do mundo, cobrindo somente 21 km², a menor república independente e o único país do mundo que não tem oficialmente uma capital; Yaren é a maior cidade e onde se encontra a administração do país.


Nauru - Micronésia

Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e sua atividade econômica primária desde 1907 foi a exportação de fosfato da ilha. Com o esgotamento das reservas de fosfato, seu ambiente severamente degradado pela mineração, e a confiança estabelecida para administrar a riqueza da ilha significativamente reduzida em valor, o governo de Nauru ordenou medidas excepcionais para obter o rendimento. Na década de 1990, Nauru resumidamente tornou-se um paraíso fiscal e centro de lavagem de dinheiro[carece de fontes?]. Desde 2001, aceitou o apoio do governo australiano, em troca do qual a ilha acolhe um centro de detenção de pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua "Solução Pacífica".

 
Nauru - Micronésia
 
 
História


Nauru anexada em 1888 pela Alemanha.Inicialmente habitada por povos micronésios e polinésios, o primeiro europeu a visitar a ilha foi o capitão John Fearn, em 1798. Nauru continuou como um reino independente até ser anexada pela Alemanha em 1888, que a juntou à sua colónia da Nova Guiné Alemã.
Nauru foi anexada e designada uma "colônia" pela Alemanha até o final do século XIX, e tornou-se um território mandatário administrado pela Austrália, pela Nova Zelândia e pelo Reino Unido depois da Primeira Guerra Mundial. A ilha foi ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, e depois a guerra estabeleceu a tutela novamente.

Nauru - Micronésia


A seguir à Primeira Guerra Mundial, Nauru ficou como um protectorado da Liga das Nações administrada pela Austrália desde 1920 e, a partir de 1947, por mandato das Nações Unidas. Obteve a independência em 1968. Nauru é membro da Commonwealth desde 1968 e das Nações Unidas desde 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário