Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Namíbia (Windhoek)

Namíbia (Windhoek)



Windhoek é a capital da Namíbia. Com uma área de 645 km² e 230.000 habitantes, tem uma densidade populacional de 356.6/km². Fica localizada na divisão administrativa de Khomas. Composta pelo centro, pelo bairro de Khomasdal e ainda pelo township de Katutura.

O actual prefeito é Matthew Shikong. Windhoek é um importante centro do comércio de peles de ovelha.

Namíbia (Windhoek)

Windhoek (pronúncia aproximativa "Vinduque") é conhecida tradicionalmente por dois nomes: Ai-Gams, nome dado pelo povo Nama, e Otjomuise, nome dado pelos hererós. Ambos os nomes se referem às nascentes de água quente que existiam no local, e que estiveram na origem do povoamento. Em meados do século XIX, o Capitão Jan Jonker Afrikaner estabeleceu-se perto de uma das maiores nascentes, no local do actual subúrbio de Klein-Windhoek. O local era o ponto de contacto entre os namas e os hererós.

O nome Windhoek é derivado da palavra afrikaans Wind-Hoek, que significa "canto do vento".

Namíbia (Windhoek)

A cidade prosperou durante algum tempo, com o afluxo de colonos africânderes, mas as guerras entre Nama e Herero acabaram por destruí-la.
Em 1878, o Reino Unido anexou Baía de Walvis e incorporou-a na Colónia do Cabo (em Inglês: Cape Colony). No entanto, o Reino Unido não estava interessado em estender a sua influência para o interior. Um pedido por parte de comerciantes de Lüderitzbucht resultou na declaração do protectorado alemão do Sudoeste Africano em 1884. Em 1890, a Alemanha enviou uma força militar de protecção (Schutztruppe) sob o comando do Major Curt von François, para manter a ordem. Esta força estabeleceu-se em Windhoek, interpondo-se entre os Nama e os Herero.

Namíbia (Windhoek)

Windhoek foi fundada em 18 de Outubro de 1890, quando Von François iniciou a construção de um forte, hoje conhecido como Velha Fortaleza (Alte Feste). A cidade desenvolveu-se lentamente, com apenas os edifícios essenciais e pequenas explorações agrícolas de frutas, tabaco, e gado. O desenvolvimento acelerou a partir de 1907, com a imigração de colonos vindos de outras partes da Namíbia, da Alemanha, e da África do Sul.

Namíbia (Windhoek)

Durante a Primeira Guerra Mundial, tropas sul-africanas ocuparam Windhoek em Maio de 1915. Durante os próximos cinco anos, a Namíbia foi administrada por um governo militar, provocando a estagnação da cidade e do país. Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento recuperou gradualmente. A partir de 1955, foram iniciados grandes projectos de obras públicas, incluindo a construção de escolas e hospitais, o alcatroamento de estradas, e a construção de barragens e aquedutos, que finalmente estabilizaram o abastecimento de água potável. O desenvolvimento da cidade acelerou-se com a independência da Namíbia em 1990.

Namíbia (Windhoek)


Windhoek encontra-se geminada com a cidade de Trossingen na Alemanha.

Transportes

O alcatroamento das ruas de Windhoek começou em 1928, estando hoje praticamente completo. A cidade possui dois aeroportos: o Aeroporto de Eros (para pequenas aeronaves) nos arredores da cidade, e o Aeroporto Internacional de Windhoek, 42 km a leste da cidade.


Namíbia (Windhoek)

Clima

Windhoek está situada numa região semi-desértica, com dias geralmente quentes (muito quentes no Verão), e noites frias, sendo raras as temperaturas negativas. As temperaturas mínimas situam-se entre 5°C e 18°C.

Namíbia (Windhoek)

A maior parte da chuva cai nos meses de verão. A seca ocorre normalmente uma vez em cada década

Namíbia (Windhoek)

Nenhum comentário:

Postar um comentário