Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Marrocos (Rabá)

Marrocos (Rabá)



O Marrocos é colonizado por navegadores de origem fenícia, por volta de 1.100 antes de Cristo. Romanos, vândalos, visigodos e bizantinos dominam sucessivamente a área. No século VII depois de Cristo, os árabes conquistam a região, alcançando também a Espanha.

As riquezas naturais do país, aliadas a seu fácil acesso, aguçam a cobiça dos portugueses, que procuram estabelecer-se na costa atlântica, no século XV. Seguem-se os franceses, em 1530.

Marrocos (Rabá)

Governado por diversas dinastias nativas, o país manteve relações comerciais regulares com a Europa durante os séculos XVII e XVIII, quando era conhecido como base dos piratas de Salé...
O sultão Mulay Ismail reconquista, no início do século XVIII, quase todas as cidades tomadas pelos europeus. Mas, no fim do século XIX, a França afirma seu domínio sobre a região.
No século XIX, ocorreram diversos conflitos com espanhóis e franceses até que, em 1904, França e Espanha dividiram o país em Zonas de influência, estabelecidas como protetorados.
A disputa pelo território, rico em depósitos minerais, quase leva à guerra em 1905, quando a Alemanha procurou obter controle sobre parte da região.

Marrocos (Rabá)

Conflitos de interesses entre os dois países na região resultam, em 1912, na Conferência ou Tratado de Fês, estabelecendo um Marrocos Francês (com a capital Rabat) e a Espanha adquire o controle do sudoeste, atual Saara Ocidental, com o Marrocos Espanhol (capital Tetouan).



Nenhum comentário:

Postar um comentário