Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tajiquistão

Tajiquistão

O Tadjiquistão (português brasileiro) ou Tajiquistão (português europeu) (pronúncia inglesa, oficialmente, República do Tajiquistão é um montanhoso país encravado da Ásia Central. O país faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Uzbequistão ao oeste, Quirguistão ao norte, e a República Popular da China ao leste. o Tajiquistão também se encontra junto ao Paquistão, mas é separada pelo estreito Corredor de Wakhan.


Tajiquistão

A maioria da população do Tajiquistão pertence ao grupo étnico tajique, que partilha sua cultura e história com o Afeganistão e falam o idioma persa (oficialmente denominado como idioma Tajique ou idioma Tajiquistanês. Uma vez parte do império Samânido, o Tajiquistão tonrou-se uma república constituinte da União Soviética durante o século XX, conhecida como a República Socialista Soviética Tadjique (RSS do Tadjique). 90% do território é coberto por montanhas.

Tajiquistão

Após sua independência, o Tajiquistão sofreu uma devastadora guerra civil, que durou de 1992 a 1997. Desde o fim da guerra, a recém-criada estabilidade política e ajuda externa permitiu à economia do país crescer. O comércio de commodities, como o algodão e o fio de alumínio, contribuíram largamente para este aprimoramento constante. No Tadjiquistão, cerca de 20% da população vive com menos de US$ 1,25 por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário