Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

Samoa Ocidental - Polinésia

Samoa Ocidental

Samoa, antigamente chamada Samoa Ocidental, é um estado independente da Polinésia, constituído pelas duas ilhas ocidentais (e maiores) das Ilhas Samoa: Savai'i e Upolu. O seu vizinho mais próximo é a Samoa Americana, a leste, e os restantes são Tonga a sul, Tuvalu a noroeste, Wallis e Futuna a oeste e Tokelau a norte. A capital é Apia.


Samoa Ocidental - Polinésia

Samoa conseguiu a sua independência da Nova Zelândia em 1962 (entre 1918 e 1945 a ilha era território alemão, mas era administrado pela Nova Zelândia, segundo decreto da Liga das Nações mas com o fim da Segunda Guerra Mundial, passou a ser território neo-zelandês.

Samoa Ocidental - Polinésia
 
 
História
 
No ano de 1962, Samoa Ocidental torna-se a primeira nação polinésia independente e passa a ter dois reis por um breve período. No entanto, no ano seguinte, com a morte de Tapua Tamasese Meaole, Malietoa Tanumafili II vira chefe de Estado vitalício. Em 1997, é aprovada a mudança de nome para Samoa. A decisão desagrada a Samoa Americana, território dos EUA, cujo parlamento decide seguir chamando o vizinho de Samoa Ocidental.

Samoa Ocidental - Polinésia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário