Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Portland

Portland


O Segredo mais bem guardado do país. É assim que seus moradores se referem à cidade de Portland. Talvez porque poucas pessoas saibam como ela é agradável, como está bem situada para explorar o noroeste americano, e como dispõe de uma infra-estrutura excelente para turismo, em particular esportes de inverno. E no que depender de seus moradores, este segredo continuará a ser mantido, para evitar o excesso de gente que acaba comprometendo o padrão de vida das grandes cidades. A impressão que Portland nos deu, em resumo, é a de um lugar nem grande nem pequeno demais, mas de uma cidade simplesmente no ponto certo.


Portland

Chegamos em Portland da pior maneira possível: Era noite, pegamos a saída errada da auto estrada I5, quando vimos a saída certa não tínhamos mais como chegar lá, o mapa caiu no banco de trás, fizemos o retorno numa rua que não sabíamos onde ia dar, dobramos pra lá, dobramos pra cá, atravessamos uma ponte metálica que não devíamos atravessar, somente para concluir que estávamos completamente perdidos. Nada como férias para afastar o estresse....





Portland

Esta parte do país está sujeita a ventos frios e chuvas com bastante freqüência, no entanto, até o tempo colaborou para tornar nossa visita a Portland mais agradável, e enquanto estivemos lá o céu permaneceu azul de ponta a ponta. Jamison Square (em baixo) pode ser considerada o coração da cidade. Neste espaçoso largo, emoldurado por uma escadaria de pedras vermelhas, entre árvores e modernos prédios comerciais estão sempre reunidos artistas, estudantes, manifestantes ou trabalhadores à procura de um café ou hot dog. Próximo a Jamison Square situa-se um amplo centro comercial, onde estão mais de cem lojas e diversos restaurantes.





Jamison Square - Portland


O centro de Portland pode ser tranqüilamente percorrido a pé. Comece visitando a região de China Town, ao norte. Lá estão vários bares e lojinhas oferecendo artigos típicos orientais. Depois passe em Pearl District, antiga região industrial agora transformada em atraente zona comercial e cultural, com galerias, bares, restaurantes acolhedores, espaços culturais e um certo clima pop pelas calçadas que lembra talvez San Francisco dos anos 70.




O centro de Portland

A ponte de treliças metálicas, nomeada simplesmente Steel Bridge, cruza o rio Willamette, e liga o centro da cidade aos bairros residenciais. O coração de Portland está do lado oeste deste rio, mas a maior parte da cidade, tanto residências, como áreas comerciais mais importantes, situa-se no lado leste, como por exemplo o grande shopping Clackamas Town Center, situado na Se 82nd Ave, e o Westfield Shopping, localizado no município vizinho de Vancouver, estado de Washington. A própria avenida 82, que corta bairros inteiros no sentido norte a sul, é repleta de hotéis, restaurantes e filiais das melhores lojas de departamento do país.



A Ponte de Treliças Metálicas - Portland

Foto de uma rua central da cidade, onde modernos bondes elétricos e ciclistas dividem o espaço com civilidade. Floreiras bem tratadas ornamentam as principais avenidas do centro, e nos dão um exemplo de como cidades modernas podem ter transportes eficientes e não agressivos. Por falar nisso, quem gosta de atrações tipo zen vai se deliciar com o Japanese Garden, uma das principais atrações de Portland. Ele é considerado o mais autêntico jardim japonês fora do Japão, e conta com cinco estilos de jardins diferentes e um pavilhão de chá autenticamente oriental. É programa para ninguém perder.



Foto de uma rua central da cidade de Portland


Uma caminhada pelas ruas centrais de Portland não é estressante nem barulhenta. A cidade intercala de forma agradável parques com avenidas, fontes com jardins. O monumento ao lado não conseguimos descobrir o que significava, além do que a placa já indicava, que foi doado à cidade por um tal de David P. Thompson. Observe que o monumento não está grafitado com tinta, nem a estátua está faltando um pedaço. Não seria bom se os nossos monumentos por aqui também fossem bem tratados assim? Não deixe de visitar o Oregon Museum of Science and Industry, onde além de poder apreciar diversas exposições paleontológicas interessantes, a gente tem a oportunidade de experimentar a sensação de estar presente num terremoto de intensidade 5.5 na escala Richter. E, se sua visita à cidade for num sábado, vale conhecer o Saturday Market, mercado a céu aberto onde se podem encontrar curiosidades, artesanato, pratos típicos e música ao vivo.



Portland

Mas o maior símbolo de Portland é sem dúvida Mount Hood, o vulcão adormecido que parece estar sempre vigiando a cidade à distância. Mont Hood é o ponto mais elevado do estado de Oregon, e além de fornecer ótimas fotos, ele também oferece uma das mais bem equipadas estações de esqui do noroeste do país. Situado a apenas 75 km da cidade, este é um programa imperdível para quem passar o inverno em Portland. Nós passamos lá no outono, e para falar a verdade, nem sabemos esquiar. Mesmo assim a visita à Portland foi super agradável, e nos deixou com ótimas lembranças da (ah sim, estes são seus apelidos), Cidade das Rosas e Cidade dos Livros.



Uma vista linda de Portland

INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário