Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Salt Lake City

Salt Lake City


Salt Lake City é uma das cidades mais lembradas nos Estados Unidos quando o assunto é Esportes de Inverno. Mas ela também tem outra característica desconhecida por muitos: É a capital mórmon. Na prática, Salt Lake é para esta religião o que Roma é para os católicos. Foram os mórmons que, fugindo da perseguição religiosa, vieram para cá, fundaram a cidade e praticamente ergueram tudo que aqui hoje encontramos. Em nossa passagem pela Cidade do Lago Salgado, encontramos um lugar bonito, limpo, e que sabe receber muito bem seus visitantes. Sem dúvida, é preciso reconhecer que os mórmons souberam trabalhar bem.




Salt Lake City

Depois, ao visitar o prédio mais alto da cidade, descobrimos que ele também foi construído pelos Mórmons, e assim que entramos uma simpática irmã se ofereceu para nos acompanhar até o mirante e nos mostrar os pontos mais importantes da cidade, e da participação dos mórmons em sua construção. E logo depois, ao visitarmos a Temple Square, magnífico templo mórmon existente no coração de Salt Lake, também surgiu uma irmã que falava português, e que se ofereceu para nos acompanhar na visita e contar toda sua história e significado. Realmente não dá para esquecer que em Salt Lake fazemos parte da simpática comunidade Mórmon.

Em baixo, imagem de avenida que une os bairros do sul ao centro da cidade.


Avenida que une os bairros do Sul ao Centro da Cidade de Salt Lake City

Em baixo aparece o centro da cidade, com destaque para o prédio que nos referidos acima, onde fica um ótimo mirante de observação. É fácil perceber que Salt Lake é cercada por montanhas, onde, entre fins de novembro e início de maio, todos tipos de esportes de inverno são praticados. Não a toa a cidade sediou as olimpíadas de inverno de 2002.




Salt Lake City

Para quem quer passear pela área urbana, comece assistindo o filme Legacy, produzido sob encomenda e permanentemente em exibição no Joseph Smith Memorial Building, no centro. Essa produção de 53 minutos traça a história da saga Mórmon na conquista das terras selvagens e fundação de Salt Lake City. Não fica nada a dever aos sucessos de Hollywood, e além de tudo é grátis.

Depois vá até o Pioneer Memorial Museum, onde estão roupas, móveis, fotos, brinquedos e toda uma série de objetos pessoais mostrando como era a vida dos primeiros colonizadores de Utah. E para fazer algumas compras passe no ZCMI Center, primeiro shopping construído dos Estados Unidos, bem no centro de Salt Lake.
Ao lado, o gigantesco símbolo da universidade de Utah, pintado na encosta de um dos morros que circundam Salt Lake City. Entre os estudantes, a universidade de Utah é conhecida como "U of U".



"U of U" - Salt Lake City


Ao lado uma imagem da Temple Square, praça de 10 hectares, centro geográfico e espiritual da cidade. Nela estão os mais importantes prédios mórmons, com destaque para o próprio templo, o prédio em destaque. Ele foi construído entre 1853 e 1893 e infelizmente apenas mórmons são autorizados a visitá-lo por dentro. No entanto, a entrada é permitida à todos nos prédios vizinhos do Tabernacle e Assembly Hall.

A pouca distância está localizado o Museum of Church History and Art, onde é relatada a história dos pioneiros mórmons na conquista destas terras, e objetos de arte. A praça Temple Square tem também Visitors Centers, onde pode-se ver fotos do interior do templo, apreciar pinturas, murais e inscrever-se em tours oferecidos em várias línguas, pelas irmãs voluntárias.




Temple Square - Salt Lake City

Não deixe de conhecer também o lago de água salgada que dá nome à cidade, situado a 25 km ao norte da cidade. Com 150 km de comprimento e 80 km de largura e bem próximo às montanhas que cercam a cidade, este é um dos pontos mais bonitos da região. O curioso sobre este lago é sua grande concentração salina (é o segundo mais salgado lago do mundo), o que serviu para dar nome ao lago e à cidade, mas ao mesmo tempo impediu a existência de praticamente qualquer vida aquática. Ao sul da cidade está um exemplo ainda mais dramático deste lado da natureza, o Bonneville Lake, totalmente seco e agora transformado numa planície lisa, salgada e sem uma gota de água.



Lago de Água Salgada - Salt Lake

Batemos esta foto do mirante do prédio mais alto da cidade. Ao fundo vê-se o Capitolio, o mesmo que aparece na foto 2 desta página. Quem quiser explorar por conta própria este cenário e entrar em contato com a natureza pode ir até a Bald Mountain, um dos morros que rodeiam a cidade, e onde podem ser alugadas bicicletas para quem tem pernas fortes. Lá também há diversas trilhas para serem percorridas a pé, com diferentes graus de dificuldade e inclinação.



Mirante do Prédio mais Alto da Cidade de Salt Lake

Um dos melhores locais para compras no centro é no Crossroads Plaza, shopping de quatro andares bem em frente ao Templo. Ou então vá até os maiores malls da cidade, o Fashion Plaza Mall (saída 302 da estrada I-15), e o Valley Fair Mall (saída 18 da I-215). De acordo com a crença Mórmon, em 1820 um anjo surgiu para Joseph Smith, fazendeiro de New York e lhe revelou, numa incompreensível língua antiga, a Palavra de Deus. Joseph levou dez anos traduzindo estas revelações, e as publicou em 1830, no sagrado Livro Mórmon. Este livro tornou-se base da religião.



Crossroads Plaza - Salt Lake City

Típicas residências de Salt Lake, situadas na colina localizada atrás do Capitol. Esta é uma das áreas mais nobres da cidade, e quando passamos por aqui, um jovem morador nos viu fotografando e logo veio se oferecer para fazer uma foto nossa com a cidade ao fundo. De uma forma geral, os mórmons tem prazer em receber visitantes de outras terras, demonstravam sempre interesse quando dizíamos que éramos do Brasil, e em conversas nos afirmaram que, de acordo com as escrituras sagradas mórmons, o Brasil é uma terra especialmente abençoada pelo Senhor.



Residências de Salt Lake




Atrações sempre lembradas nesta área são Kennecott's Bingham Canyon Mine, imensa mina de cobre a céu aberto, aberta à visitação, Memory Grove Park, um dos mais agradáveis parques da cidade, Oregon National Historic Trail, uma das muitas trilhas utilizadas pelos desbravadores do oeste americano, agora transformada em local histórico, This is the Place State Park, recriação de uma típica vila mórmon, tal como elas eram na metade do século 19. E logicamente não podemos esquecer da famosa Snowbird Ski and Summer Resort, um dos mais famosos e completos resorts de esportes de inverno da cidade.

Durante a temporada de inverno Salt Lake é um dos centros mais badalados do país. Em torno da cidade existem diversos resorts, oferecendo hospedagem com conforto e infra estrutura para quem quer esquiar, patinar, praticar snow-boarding, etc, etc. Alguns dos locais mais recomendados são Snowbird, Solitude, Alta e Brighton, todos próximo da cidade. Ao lado, avenida do centro.
Há diversos outros resorts de esportes de inverno, menos badalados e com preços mais acessíveis, principalmente na região de Park City, um pouco mais distante de Salt Lake. É claro que também é possível hospedar-se num motel ou hotel qualquer da cidade, pela manhã pegar seu carro e ir até as pistas de neve, o que é ainda mais barato, embora vá fazer você perder algum tempo entre idas e vidas. Neste caso é melhor optar pelo ônibus - snow-bus - que sai do centro e vai até as principais pistas de esqui.
Se você gosta de uma cervejinha ou vinho não perca tempo indo ao supermercado para comprar. A religião mórmon não vê com bons olhos o consumo destas bebidas. Tanto em Salt Lake City como em todo estado de Utah bebidas alcoólicas não são vendidas em supermercados. Quem estiver a procura destes produtos e não deseja ir a um restaurante deve ir até uma Liquor Store, que são estabelecimentos autorizados por lei a vender estes produtos. Como eles fecham às 22 horas quem quiser sua cervejinha é bom não deixar para a última hora. Ah sim, também deve ser maior de 21 anos. A propósito, café e chá também são bebidas desaconselhadas pelos princípios religiosos locais.


Park City -  Salt Lake


Vista do centro da cidade a partir de colina situada atrás do Capitol Hill. Já estivemos duas vezes nesta cidade, não porque ela tenha algo de especial - vale lembrar que não somos mórmons - mas sim porque nas duas vezes ela estava em nosso caminho nas jornadas pelo noroeste americano e decidimos passar algum tempo lá. Ela é uma cidade onde negócios, costumes e leis estão intimamente relacionados aos princípios religiosos mórmons, e isto pode ser bom ou mal, dependendo da forma como cada um pensa. Mas nós gostamos de Salt Lake, é uma cidade organizada, limpa e segura, ideal para uma temporada de uma semana.



Salt Lake City


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

Um comentário: