Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Kansas City

Kansas City

Kansas City não é um destino turístico como Orlando, ou cultural como New York, nem desafiadora como Los Angeles ou brilhante como Las Vegas. Também não é localidade de esportes de inverno, verão, aquáticos ou montanhismo. Então qual é sua graça? Bem, talvez seja justamente a de ser uma cidade americana normal, nem grande nem pequena, nem bonita nem feia. Apenas um exemplo de cidade comum do interior do país, e por isso mesmo um bom lugar para quem quer conhecer o autêntico coração dos Estados Unidos e de quem vive naquela parte do país. Kansas City, pode-se dizer, é o próprio Heartland of America.




Kansas City



Apesar do nome, a parte principal de Kansas City não está localizada no estado de Kansas, e sim no Missouri. Como fica bem na divisa entre os dois estados, existem duas Kansas City, uma em cada estado.  Nesta manhã estávamos procurando um local onde houvesse Internet para passarmos alguns emails, e logo descobrimos que não apenas em Kansas City, mas em qualquer cidade dos Estados Unidos o melhor local para isso é nas bibliotecas públicas. Todas elas costumam ter computadores a disposição de quem precisar, e o melhor de tudo é que são grátis, e com conexão de banda larga.
Entre as principais atrações da cidade são sempre lembrados o Arabia Steamboat Museum (400 Grand Boulevard), um antigo navio que fazia rotas pelo rio Missouri e naufragou em 1856. Em 1988 foi recuperado do fundo do rio e transformado em museu, onde há exibições de antigas armas, mantimentos e outros objetos utilizados quando ela ainda navegava. Esta parte da cidade tem simpáticos restaurantes com mesas nas calçadas e quem tiver interesse em conhecer mais de parto a formação da cidade pode aproveitar para ir até o Kansas City Museum (3218 Gladstone Boulevard), onde exposições audiovisuais contam tudo sobre esta região, desde os tempos em que era habitada somente pelos índios Osage.



Kansas City Museum


Ao lado, uma das avenidas centrais da cidade, como se pode ver, desprovida de maiores atrativos. Um dos destaques de Kansas City, ao sul do centro, é o prédio da Union Station, uma das mais importantes estações ferroviárias do país antes do avião se firmar como principal meio de transporte. Abandonada por anos, foi graças a uma reforma ocorrida nos anos 90 que o prédio voltou a sua antiga glória, agora como um conjunto formado por centro cultural, museu, restaurantes, parque, e sim, também estação de trens que atende ao terminal da Amtrack. Está localizado na Main Street 2300, bem próximo do shopping Crown e do Liberty Memorial.



Union Stations - Kansas City



Ao lado, imagem do Liberty Memorial, o principal monumento da cidade. Construído em 1919, este conjunto dominado por uma coluna de 70 metros de altura foi erguido em homenagem aos combatentes mortos na primeira guerra mundial. Na base existem dois pequenos museus, onde aquela guerra e suas vítimas são lembradas. Mas o melhor da visita é pegar o elevador até o topo da torre, de onde se tem uma das melhores vistas da cidade. Está situado em 100W 26th Street. Estranhamente, ao que consta, é um monumento muito pouco visitado




Liberty Memorial - Kansas City

Kansas City gosta de ser lembrada como Fountain City, e o pessoal daqui diz que de todo o planeta esta é a cidade com o maior número de fontes, só perdendo para Roma, mas sinceramente não deu para perceber onde estavam todas estas fontes... A região conhecida como The Plaza (ao lado) é uma das mais simpáticas da cidade. Consiste numa mistura de prédios em estilo hispânico, lembrando as antigas missões construídas dos anos 1700, acrescidas de elementos de arquitetura clássica francesa e americana. O conjunto é entremeado por fontes e estátuas, e que em seu conjunto conseguiram formar uma atmosfera agradável e harmoniosa. Fica localizado ao sul da cidade, próximo ao bairro de Westwood Hills.



Fountain City - Kansas City


Na prática, o Plaza é ponto de encontro de jovens e turistas e lá estão diversos restaurantes, bares com música ao vivo, galerias de arte, cinemas, lojas pequenas e grandes oferecendo desde coisas do dia a dia até produtos típicos e artesanato local. É de longe, uma das mais agradáveis visitas a serem feitas em Kansas City. À noite o local costuma ser enfeitado com luzinhas coloridas, que dão um clima de festa ao bairro. O único senão é que nem sempre é fácil encontrar um bom lugar para estacionar, mas vale a pena insistir e ficar rodando até aparecer alguma vaguinha, pois é uma região muito agradável. Ao lado, uma foto noturna da região da Plaza. A esquina no centro desta imagem é a mesma que aparece na foto acima, batida no fim daquela tarde.

Quem estiver interessado em fazer algumas comprinhas pode ir até o Oak Park Mall (saída 224 da estrada I-35), ou Independence Center (saída 15 da I-70). Se não se importar de ir um pouco mais longe, conheça um dos maiores malls americanos, indo ao Great Mall of the Great Plains, situado a sudoeste da cidade, junto a saída 215 da I-35.


Oak Park Mall - Kansas City

Outro ponto divertido por aqui é o Kansas City Fire Museum, museu do corpo de bombeiros da cidade, onde estão diversos daqueles antigos carros puxados a cavalo do século 19, que aparecem nos filmes do oeste. Também interessante é uma visita ao City Market (esquina de 5th e Main Street, próximo ao Arabia), prédio de 1850 onde mais de 150 expositores vendem frutas, legumes e artesanato. Já para compras, o melhor lugar na área é o Crown Center, maior shopping do centro. Em destaque na foto ao lado a fachada da biblioteca de Kansas City, reproduzindo lombadas de livros.



Kansas City Fire Museum

As quatro torres da foto ao lado constituem o monumento mais visível da cidade. São formadas por colunas com 14 metros de altura, tendo na parte superior esculturas de metal, e embora os habitantes de Kansas City aparentem se orgulhar desta obra, para nós elas lembravam um mal sucedido casamento de chaminé com antena de televisão. Na realidade, os monumentos são pilares que sustentam o imenso Bartle Exposition Hall. De acordo com o projetista, o design das colunas foi inspirado nos prédios estilo Art Deco do centro da cidade.

O pavilhão Bartle Hall costuma abrigar eventos diversos, como convenções, shows, festas, etc. Se você estiver passando pelo centro da cidade, verá que é impossível não ver suas torres, mesmo porque ficam ao lado da principal auto estrada que corta o centro. Mas, ao que consta, elas não são uma unanimidade, e mesmo tendo sido inauguradas em 1994, até hoje, muitos moradores de Kansas City ainda não se acostumaram com sua arquitetura tão original...


O pavilhão Bartle Hall - Kansas City


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!



VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário