Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Houston

Houston

Em 1836 dois irmãos de nome Allen construíram um ancoradouro às margens do riacho Buffalo Bayou. Em volta havia pouco mais que apenas terras desertas. Hoje, neste mesmo local, ergue-se a quarta maior cidade americana. Rodeada de auto-estradas e sede de poderosas multinacionais do petróleo, Houston é a maior cidade do Texas, e porta de entrada do oeste americano. Embora no meio do nada, lá encontra-se de tudo. Houston é o próprio exemplo da pujança e determinação de um povo que converte areias do deserto em catedrais de aço e alumínio apontando para o céu.



Houston
 
A imagem dos prédios de Houston vista de longe é impressionante, mas a partir do momento em que você chega lá e sai a caminhar pelas ruas, é algo desapontador. Como em todas grandes cidades americanas, Houston também pertence aos automóveis e quase não se vê gente caminhando nas calçadas. O toldo vermelho na entrada do Houston Club é pouco mais que uma decoração, pois ninguém entra por ali. Todos sócios chegam e saem com seus carrões diretamente pelas garagens.

Turistas que insistirem em caminhar pelo centro, como a gente, podem começar a visita pela principal área cultural, que localiza-se no trecho formado por 17 quadras do centro, conhecido como Theater District. Os melhores museus e galerias de arte estão concentrados entre o Reliant Stadium e o centro. Em termos de entretenimento, o principal ponto de a cidade é Bayou Place, um trecho do centro que estava abandonado, foi submetido a um programa de recuperação e agora dispõe de restaurantes, bares e casas noturnas.


The Houston Club

Ainda no centro, é interessante visitar o local conhecido como Downtown Historic District, onde podem ser vistos antigos prédios, alguns datando de 1850, e que dão uma idéia de como era a cidade antes de suas explosão de desenvolvimento, como os que aparecem na imagem ao lado. Mas quem quer fazer compras esqueça o centro e vá direto ao mais elegante da cidade, o Galleria (junção da auto-estrada I-610W com Westheimer Road), onde quase todas lojas tem preços proporcionais ao endereço. Já quem prefere opções mais em conta, mas não abre mão da variedade pode ir ao Northwest Mall (I-290W), Memorial City Mall (I-10W) ou Almeda Mall (I-45S), só para citar alguns.




Downtown Historic District

O principal ponto histórico de Houston é San Jacinto Monument, a cerca de 30 km do centro. Neste local o exército liderado por Sam Houston derrotou as tropas mexicanas e ganhou independência. O lugar é demarcado por um monumento na forma de um obelisco. Os moradores de Houston tem um prazer todo especial em informar que o obelisco de sua cidade é 15 pés mais alto que o obelisco de Washington, situado na capital americana, No local também encontra-se o San Jacinto Museum of History e o Battleship Texas, um imenso navio de guerra agora transformado em museu flutuante. A área toda forma um parque bastante agradável para caminhadas e quem quiser ainda pode subir até o topo do obelisco, para apreciar a bela vista a partir de um ângulo privilegiado.

Quando voltar para a cidade visite o Houston Museum of Natural Science (One Hermann Circle Drive), que apresenta boas coleções de pedras preciosas, dinossauros gigantes e objetos do Egito antigo.


San Jacinto Monument

Mas já que estamos no Texas, não só o petróleo é lembrado, mas também cavalos e vacas, certo? Então aproveite para assistir o que é considerado uma das principais atrações locais, o Houston Livestock Show and Rodeo, que acontece no Reliant Stadium, e apresenta competições, rodeios e até um inusitado campeonato de churrasco. Antes confirme a data em que os torneios ocorrem, já que os eventos não ocorrem todos os meses do ano.

Outra atração bastante insólita é o National Museum of Funeral History (415 Barren Springs Drive), que como o próprio nome já indica, é dedicado à história dos costumes funerários!!! Arrepiante e com certeza não indicado para qualquer um, mas ao mesmo tempo um museu único no mundo inteiro. Depois compense visitando o Museu da Saúde - The Health Museum - situado na 1515 Hermann Drive, e que oferece aos turistas a chance de passear por dentro de um corpo humano imenso, conhecendo em detalhes todos os nossos órgãos e mostrando como eles funcionam e os cuidados que devermos tomar para preservá-los com saúde.


The Health Museum - Houston

Ninguém pode conhecer Houston e seus arredores sem carro, então prepare-se, pois esta é uma das cidades americanas com maior quilometragem de auto-estradas. Ela é cercada por dois grandes anéis viários de várias pistas, e diversas vias de conexão entre eles. Trevos como o da imagem ao lado são uma imagem comum no entorno de Houston. Aproveite para conhecer Six Flags Astroworld & Water World, (Loop 610 com Kirby Drive, com diversos brinquedos e montanhas russas), Adventure Bay (Beechut com Eldridge, parque aquático com diversas atrações).



Estradas de Houston


Saindo de Houston e dirigindo-se ao litoral, uma visita obrigatória é à cidade de Galveston, construída numa ilha junto a costa do Golfo do México. Leva-se menos de uma hora para chegar lá o que fez com que Galveston se transformasse praticamente num subúrbio de Houston. É um lugar pequeno, ideal para quem quer fugir durante algum temo do tumulto e trânsito, e que tem uma bela praia, com diversos hotéis e simpáticos restaurantes alinhados ao longo de mais de 50 km de extensão de suas areias brancas.

Acima, uma foto batida num dos piers de Galveston, de onde se pode ver ao fundo as típicas construções de Galveson. Além de curtir a praia, um dos passeios mais divertidos da cidade é embarcar no Colonel, o navio movido a pás na parte traseira, ao estilo das embarcações do século 19, que parte do parque Moody Gardens e faz cruzeiros de uma hora de duração pela Baía de Galveston. Outro ponto famoso de Galveston é Moody Gardens, conjunto de parques e jardins com diversas atrações, como a Rainforest Pyramid (pirâmide de vidro com reproduções de florestas, plantas e peixes tropicais), Discovery Pyramid (com 3 cinemas IMAX e atrações relacionadas à conquista espacial), Palm Beach (lagoas, brinquedos aquáticos e submarinos) e o Ocean Star Offshore Museum (patrocinado pelas indústrias de petróleo do Texas, e mostra de forma interessante como é feita a extração do petróleo nas plataformas submarinas).


Galveston Beach - Houston

Quando estivemos na também texana San Antonio dissemos a George, um amigo americano, que depois íamos visitar Houston, e sua reação não foi nada animadora. Ele fez cara feia e disse que nunca gostaria de morar lá, porque é uma cidade grande demais e com um trânsito selvagem. Bem, se ele visse as grandes cidades do Brasil então... Mas, brincadeiras à parte, até que nosso amigo estava com razão. Houston, apesar de toda sua opulência e fartura, nos deixou a impressão de ser uma cidade fria, onde a vida fica como que escondida dentro de seus prédios inteligentes, ou nos carrões que circulam velozes por suas auto-estradas. Ela não passa a impressão de ser um lugar acolhedor. Ou talvez a gente precisasse mesmo é passar mais tempo lá para lhe conhecer melhor.... O fato é que saímos de Houston com a impressão que este é um lugar para tratar de negócios, fazer compras e até passear, mas depois pegar a estrada e voltar para a casa da gente, trazendo na bagagem belas fotos de seus imponentes prédios inteligentes.


Texas - Houston


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário