Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Belo Horizonte - Minas Gerais

Belo Horizonte

Belo Horizonte é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais.

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das idéias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país.
De acordo com estimativas de 2009, sua população é de 2.452.617 habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.


Belo Horizonte

A cidade tem o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros, representando 1,38% do total das riquezas produzidas no país. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista América Economía, no qual Belo Horizonte aparece como uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009, segunda do Brasil e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte, formada por 34 municípios, possui uma população estimada em 5.397.438 habitantes, sendo a terceira maior aglomeração populacional brasileira, sétima da América Latina e 62º maior do mundo.
Belo Horizonte é uma das 12 cidades brasileiras que serão sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e uma das sub-sedes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
Pontos Turisticos:



A Praça da Estação ou Praça Rui Barbosa

A Praça da Estação ou Praça Rui Barbosa, foi um importante ponto de apoio durante a construção de Belo Horizonte, pois o local abrigava os materiais para a obra. Por sua localização na estação da cidade, foi agraciada com o primeiro relógio público, ao alto de sua torre.

Seu prédio é de estilo neoclássico, com estátuas de bronze lembrando os inconfidentes e dois leões de mármore.
Na inauguração de Belo Horizonte, um dos principais pontos da cidade era a Praça da Liberdade. No ano de 1969, a mesma foi invadida por feirantes, causando vários danos à sua arquitetura. Porém, em 1990 as feiras foram proibidas no local, iniciando-se as obras de restauração da praça, que hoje se encontra toda reformada, mas seguindo o estilo eclético e neoclássico da época de sua fundação.



Casa do Baile


Em 1943 inaugurou-se a Casa do Baile, uma construção de fachada diferenciada por suas formas circulares e sinuosas, projetada por Oscar Niemeyer. A mesma chama atenção pela beleza de sua arquitetura, que se completa com uma ponte de onze metros. Na época da inauguração, o local funcionava com um dos principais salões de dança de Belo Horizonte, mas hoje representa a memória da arquitetura e do design desenvolvido pelo arquiteto.




A Praça do Papa

A Praça do Papa, antes conhecida como Praça Israel Pinheiro, é um mirante de onde se concebe uma das melhores vistas de Belo Horizonte, pois encontra-se a mil e cem metros de altitude. Seu nome foi modificado, popularmente, após a visita do Papa João Paulo II, que, em sua visita ao local, pronunciou a frase “que belo horizonte”. Hoje o local serve para a realização de shows e pregações religiosas.



Museu da Pampulha

O Museu da Pampulha também é uma obra de Oscar Niemeyer, a primeira construída na Pampulha, sendo inaugurada como cassino. A partir de 1957, tornou-se museu, tendo em sua estrutura interna um acervo de mais de novecentas obras, além de salas de multimídia, biblioteca, café e loja de souvenir. A ideia de Niemeyer para a construção da obra foi baseada nos fundamentos de Le Corbusier.



Palácio do Governo


Na inauguração de Belo Horizonte, um dos principais pontos da cidade era a Praça da Liberdade. No ano de 1969, a mesma foi invadida por feirantes, causando vários danos à sua arquitetura. Porém, em 1990 as feiras foram proibidas no local, iniciando-se as obras de restauração da praça, que hoje se encontra toda reformada, mas seguindo o estilo eclético e neoclássico da época de sua fundação.

Na praça ficam localizados os prédios do Palácio do Governo e as primeiras Secretarias de Estado.


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

2 comentários: