Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Palmas - Tocatins

Palmas


Fundada em 20 de maio de 1989, após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas primeiro foi criada nas pranchetas dos arquitetos urbanistas, depois pelas mãos dos trabalhadores locais e outros vindos de todo o País, e, por fim, só veio a ser implantada como Capital definitiva em 1º de janeiro de 1990, com a instalação dos poderes constituídos (após a alocação na capital provisória, Miracema do Tocantins). A Capital do Tocantins nascia como a realização dos anseios seculares de autonomia de um povo.



Palmas

Após quase vinte anos sua população está próxima dos 200 mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.


Praias belissimas

De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.
A capital de Tocantins é a caçula entre as capitais brasileiras. A cidade é projetada e só foi inaugurada em 1989. Além de seus traços modernos onde abrigam um pouco menos de 200 mil habitantes, Palmas oferece uma boa infra-estrutura para o turismo.
Segunda capital mais segura do Brasil (superada apenas por Natal), é também, a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o ínicio para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país fundada em 20 de maio de 1989.
O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter idéia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins.


Pontos Turísticos


Rio Tocantins


Por do Sol - Rio Tocantins

Banha a Cidade e serve de via de transporte para outros Municípios. Na época da seca oferece praias muito freqüentadas

Cachoeira do Roncador



Cachoeira do Roncador

Queda de 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado.


Cachoeira Brejo da Lagoa



Cachoeira Brejo da Lagoa

Queda de aproximadamente 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Abriga um paredão de pedra que reflete a luz do sol nas pequenas gotas que caem, que ao encontrarem a piscina natural produzem cores como um caleidoscópio.


Praia da Graciosa


Praia da Graciosa


Montada às margens do Rio Tocantins, a 8 Km de Palmas, de julho a setembro, época na qual grande parte do País vive o período de chuvas intensas, a cidade oferece a praia de Graciosa, com uma vasta extensão de areias, estruturada para atender o turista em todos os aspectos. Ela se transforma em uma verdadeira cidade.

Parque Cesamar



Parque Cesamar

Tem uma ampla área para caminhada, lago onde se pode praticar canoagem, área de churrasqueira, bares e muito mais.

Reserva Ecológica do Lajeado


Reserva Ecológica do Lajeado

Com área de 1.050 km², apresenta relevos variados e vegetação de caatinga, cerrado e floresta úmida. É uma área de grande interesse biológico, possuindo fauna composta por gaviões-reais, urubus-rei, papagaios, araras, tucanos, antas, pacas, onças, entre outros.

Praça dos Girassóis


Praça dos Girassóis - Palmas, tocantins, Brasil


Localizada no ponto de encontro dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste que divide Palmas, é considerada a terceira maior praça pública do país. Tem 570 mil metros quadrados e conta com monumentos diversos, como o Memorial Luiz Carlos Prestes e Os 18 do Forte, além de uma cascata em frente a entrada Sul do Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado

Fonte Luminosa


Fonte Luminosa

É impulsionada por vários tipos de iluminação e composições de jatos de água. Uma dessas formas é um girassol com pétalas abertas. É uma paisagem belíssima e relaxante.

Memorial Luiz Carlos Prestes


Memorial Luiz Carlos Prestes

Nos jardins em frente ao palácio há o monumento ao tenente Siqueira Campos, que participou do levante dos 18 do Forte de Copacabana e depois da Coluna Prestes, na primeira metade do Século 20. O Memorial guarda peças cedidas pela família de Prestes, que conta parte da história do levante.

Marco do Centro Geodésico do Brasil


Marco do Centro Geodésico do Brasil


O marco do centro geodésico do Brasil está situado na ala norte do Palácio Araguaia, simbolizado no centro da rosa dos ventos. O símbolo foi acrescido de referências das etnias indígenas do Tocantins que enriqueceu sua beleza e simetria, além de colocá-la em um contexto histórico e cultural. A rosa dos ventos da praça dos Girassóis possui em sua estrutura de formação toda a riqueza de detalhes artísticos da cultura tocantinense.

O Monumento 18 do Forte


O Monumento 18 do Forte

Localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas - Tocantins, é uma homenagem ao Levante do Forte de Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, de 5 de julho de 1922.

Palácio Araguaia



Palácio Araguaia - Palmas


Sede do poder executivo estadual, o Palácio Araguaia é um marco de onde foram projetadas ruas e avenidas da capital. Imponente, é o centro do plano diretor e ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, sendo um subsolo. Seus arcos são uma referência histórica à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade. De arquitetura arrojada, o palácio Araguaia é o principal cartão postal de Palmas, e acompanha o projeto de modernidade da capital do Tocantins.


Praia de Palmas

 
Praia da Graciosa - Palmas



Lago - Palmas


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

Um comentário:

  1. PARABÉS.... MUITO BEM EXPLIACADO SEU BLOG, APENAS GOSTARIA DE VER A UNIVERSIDADE, POIS SOU DO PARANÁ E VOU PARTICIPAR DE EVETO NA UFT EM PALMAS, ENTRETANDO AMEI AS PAISAGENS OS PONTOS TURISTICOS DE PALMAS QUE ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER ATRAVÉS DESTE BLOG....

    ResponderExcluir