terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vancouver

Vancouver

Na costa oeste do Canadá, entre montanhas e lagos, há uma pérola de cidade que dificilmente deixa de agradar ao mais exigente turista. Maior cidade deste lado do país, ela parece ser aquele lugar em que todos gostaríamos de viver: Limpa, calma, segura, agradável e bonita: Vancouver.




Vancouver - Canadá
 
Além de conhecer o centro e principais atrações, temos por habito percorrer também as regiões fora dos roteiros turísticos, porque geralmente nelas é onde está a verdadeira essência de cada lugar. A foto em baixo é de uma área residencial situada no subúrbio de Oakridge, situada ao sul do centro. Nada mau para casas populares não? A região de residências nobres fica a oeste do centro, nos bairros de Point Gray e adjacências. Em nenhum momento vimos, em lugar algum da cidade, mendigos, crianças abandonadas, ou imagens de violência ou insegurança de qualquer tipo. A sensação de tranqüilidade e paz parece estar presente em todos os lugares da cidade.
 



Área Residencial situada no Subúrbio de Oakridge

Esta foto batemos do último andar da loja Hudson's Bay Company. É uma das principais loja de departamentos do Canadá, e seus restaurantes tem ótimas e baratas refeições, tipo bandejão, bem ao estilo inglês. Aliás, a semelhança com coisas da Inglaterra é sentida em vários lugares por aqui. A imagem mostra um prédio de estacionamento do centro. O estacionamento no centro não é caro, bastando entrar, comprar um ticket numa das maquininhas automáticas e expor o cartão no pára-brisas.

Não tínhamos dólares canadenses ao chegar no Canadá, mas acabou nem sendo preciso. Durante nossa visita bastou o cartão de crédito, até mesmo nas máquinas dos estacionamentos. Em alguns lugares você tem ainda a opção de pagar com dólares americanos, aceitos em diversos locais de Vancouver.



Loja Hudson's Bay Company

Mais uma foto batida em Canada Place. Esta área concentra diversas atrações, como um cinema IMAX com tela de cinco andares, hotéis, restaurantes, centro de informações turísticas e hotel (caro, não recomendamos). A pouca distância está situada Gastown - considerada o local de nascimento de Vancouver - um local muito agradável, onde predominam prédios de arquitetura antiga mas muito bem conservada, pequenos bares e lojinhas simpáticas. O tipo do lugar gostoso para uma caminhada sem destino certo. Seguindo depois o passeio em direção leste, chega-se a Chinatown, onde o destaque é o jardim chinês Sun Yat-Sen. Embora jardins chineses estejam presentes em diversas cidades da costa - haja vista a maciça imigração oriental em toda costa leste do Canadá e Estados Unidos - o de Vancouver é especialmente bonito e merece ser visitado.

Aliás, em certos bairros de Vancouver, tivemos a impressão de estar passeando em alguma cidade do Oriente. Lojas, mercados, placas, cartazes, tudo estava escrito naqueles típicos caracteres orientais e só víamos pessoas com olhos amendoados pelas ruas. A avenida 3rd, próxima ao aeroporto, é um destes lugares, e serve como exemplo da forte presença oriental nesta parte do Canadá.


Canada Place

Esta bela vista da ponte Lions Gate foi feita de um mirante de Stanley Park. Para nossa surpresa, todos os estacionamentos deste espaçoso parque são pagos, coisa que até os turistas americanos estranhavam. O Stanley Park é a principal área verde da cidade, e tem diversos recantos belíssimos, áreas de lazer, aquário, jardins floridos, marinas e totens indígenas, entre outras atrações. É o lugar certo para uma caminhada relaxante ou um picnic num dia de verão. No dia seguinte atravessamos esse parque e seguimos em frente, pegando a ponte para conhecer North Vancouver, onde estão algumas atrações imperdíveis, como Grouse Mountain. Clique sobre a foto ao lado para vê-la em alta definição.

Situada a apenas 20 minutos de carro, Grouse Mountain é um lugar super concorrido durante o inverno, graças à sua pista de esqui e à toda infra-estrutura para esportes de neve. Mas mesmo sem neve é um lugar muito bonito, situado entre as montanhas, onde se pode sentir a natureza de perto, percorrer suas trilhas, e ver de perto animais selvagens característicos desta região. Uma das coisas mais emocionantes na visita a Grouse Mountain é justamente o acesso ao topo da montanha, a bordo de um teleférico que parece ir raspando o topo das escarpas.
Se sua visita a Vancouver acontecer durante o inverno e você quiser praticar de esportes de neve, terá ainda outra boa alternativa, a Cypress Mountain, que a exemplo da anterior, dispõe também de pistas de esqui, snowboarding e todas as coisas do gênero. Não vimos neve durante nossa visita, mas fica aqui a sugestão.


Mirante de Stanley Park

De volta a Vancouver não esqueça de visitar Cathedral Square, um agradável parque situado no centro da cidade, e também a Cathedral of Our Lady of the Holy Rosary, igreja em estilo gótico famosa pelos vitrais e pelos gigantescos sinos. Visite também Robson Street, o badalado corredor comercial da cidade, onde estão situadas a Virgin Records e a HMV. Se preferir barganhas vá até o trecho norte da Howe Street, onde situam-se algumas lojinhas tipo tudo por um dólar. Não deixe de visitar o centro comercial Granville Mall, situado entre as ruas Howe e Seymour. Lá estão lojas de departamento, pequenas butiques, fast food, etc etc. Ao lado, painel de propaganda de emissora local de TV.



Vancouver

Quem aprecia atrações cientificas vai adorar também o Pacific Space Centre. Este moderno complexo dispõe de planetário, observatório astronômico, e exibições interativas simulando um passeio pelo espaço. Especialmente interessante para quem está acompanhado de crianças. Como está situada junto ao Oceano Pacífico, Vancouver tem muitas histórias ligadas ao mar, por isso seu Maritime Museum é igualmente um prato cheio sobre o assunto. E ainda falando de museus, vale citar também o Vancouver Museum, que enfoca principalmente a história da cidade e sua cultura. E se você está procurando por um hiper-mercado, o lugar certo é o Superstore, maior rede do gênero no Canadá. Esta rede tem vários endereços, tanto em Vancouver, como em todo Canadá. Era lá que fazíamos nossas compras, e além de ter de tudo, os preços são muito bons. Ao lado, um dos diversos estacionamentos verticais do centro da cidade.
 



Pacific Space Centre


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário