Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Miami

Miami

Miami é a principal porta de entrada dos Estados Unidos para quem vem do Brasil, mas esta não é a única razão de ser tão visitada. Situada ao sul do estado da Florida, uma região de clima quente e belas praias, Miami tornou-se famosa e procurada por gente de todo o mundo, e há boas razões para isto: Uma certa liberalidade latina no ar, costumes um pouco diferentes do que predomina no resto do país, motoristas que a gente jura que só podem ser brasileiros, ritmos caribenhos nas rádios e gente falando espanhol à nossa volta, onde quer que se vá. Como disse um amigo que mora na região, isto aqui não é Estados Unidos, e sim sul da Florida


Miami
 
Miami parece que juntou num só lugar todas as qualidades que as pessoas procuram: A organização e o estilo de vida rico e organizados dos Estados Unidos e as praias e o calor típicos do litoral dos países tropicais. Não por coincidência, é uma das cidades americanas com maior percentual de idosos, pois muita gente que se aposenta em todo país, vem morar aqui. A foto ao lado foi batida em Miami Beach, a melhor parte de Miami. Aos poucos esta parte litorânea da cidade adquiriu vida independente, e agora, ao longo da Collins Avenue, que percorre o litoral de norte a sul, erguem-se cada vez mais luxuosos hotéis, condomínios de luxo e um comércio muito diversificado.
Uma das características mais interessantes de Miami Beach é o estilo arquitetônico predominante, o Art Deco. Depois do mar, esta se transformou na segunda maior atração do lugar. Situado principalmente ao norte da 5th Avenue, estes prédios antigos, alguns muito bem preservados, outros nem tanto, e decorados com luzes néon formam um conjunto extravagante e bem diferente da arquitetura do centro da cidade. São mais de 80 quadras em estilo Art Deco, tombadas e com status de monumento histórico nacional e conhecidas com Art Deco District.  


Miami Beatch

O nome Miami tem origem na palavra Mayaimi, que na língua de seus antigos habitantes índios Seminoles significava Muito Grande. Era assim que eles se referiam ao lago Okeechobee, que fica próximo. Se você pegar um carro e começar a percorrer o litoral da cidade, vai perceber que, embora a paisagem quase não mude, os municípios vão trocando de nome muito rápido, embora já tenham praticamente emendado uns com os outros, aparentando ser apenas uma única cidade. Assim, um passeio rumo norte pela estrada A1A vai levar você à Aventura, Hallandale, Hollywood (não é a da California), Fort Lauderdale (não deixe de parar aqui e apreciar as mansões dos ricaços da Florida, com carros estacionados na frente e super iates ancorados nos fundos), Pompano Beach (onde moram muitos brasileiros) e ainda mais ao norte Boca Raton, que apesar no nome estranho é um dos lugares mais exclusivos do litoral. Embora sejam municípios diferentes, em todos você vai encontrar belas praias e muita areia.

O que surpreende quem está acostumado a ir a praia onde bem entender no Brasil é a mania dos americanos em construir prédios entre as ruas e o mar, ou seja, enquanto no Brasil temos Avenidas Litorâneas, Avenidas Beira Mar, etc, onde podemos passear em frente ao mar, estacionar onde quiser e caminhar na areia, no litoral daqui a maior parte das praias não tem uma avenida de frente ao mar. Ou seja, você sabe que o mar está logo ali do outro lado daqueles prédios enormes, sente o cheiro de sal, ouve o barulho das ondas, mão não tem como ver o mar! Para enxergarmos o mar temos que espiar entre as frestas dos prédios ou casas, ou então estacionar num parquímetro (sempre presentes onde quer que se va), encontrar um Walkway (passagem que dê acesso a areia) entre dois prédios, e aí sim, ter acesso a praia, onde podemos finalmente caminhar pela areia. Pode ser muito bom para quem mora ou está hospedado num dos hotéis frente ao mar, e que atravessa a porta e sai direto na areia, mas para visitantes ou turistas que estão de passagem e querem apenas passear e apreciar o litoral, é uma sensação frustrante. Fica-se pensando, será que ninguém daqui nunca viu em outros lugares como é bonito para uma cidade, e como valoriza sua vista, ter uma avenida em frente ao mar, com os prédios situados Do Outro Lado da Avenida? Será que eles nunca viram a Avenida Atlântica do Rio de Janeiro, Avenida Beira Mar de Fortaleza ou Avenida Boa Viagem de Recife, para citar apenas três exemplos? E será que ninguém daqui nunca percebeu que assim ficaria muito melhor?

Miami - Florida

A indústria de cruzeiros marítimos pelo Caribe tem seu ponto de partida principal em Miami. Quem quiser ver transatlânticos imensos basta dar uma passada pela Mac Arthur Causeway, a ponte que liga Miami à Miami Beach. É ao longo dessa avenida que estes gigantes estacionam. Melhor ainda que apenas que ver é embarcar num deles para um cruzeiro de uma semana até o Caribe ou Bahamas. Esses transatlânticos são uma mistura de hotel de luxo com shopping, cinema, academia de ginástica, bar, piscina, pista de dança, boate, shows ao vivo, biblioteca, restaurantes e tudo mais que alguém pode desejar. Quem já foi garante que esses navios são a versão mais próxima do paraíso sobre as ondas!

Cruzeiro de uma semana até o Caribe ou Bahamas

Vista típica da janela de um hotel em Miami Beach: A piscina, a areia e o mar. Bom, nem tudo por aqui são flores, não custa lembrar que entre agosto e novembro ocorre a conhecida Temporada dos Furações. Isso mesmo, eles tem data certa para chegar. É durante este período do ano que se forma um grande número de furações sobre o Oceano Atlântico, e as vezes alguns vem direto para cá.... No entanto isto não chega a preocupar muito, porque, segundo uma moradora local, a grande maioria deles segue para o litoral dos estados mais ao norte, como as Carolinas ou Virginia.

Miami - Florida



O point mais badalado de Miami Beach é ao longo do trecho conhecido como "Promenade". É nesse calçadão de concreto, situado entre os prédios Art Deco e as areias da praia onde desfilam os que querem ver e ser vistos, seja em bicicletas, skate ou a pé. Além de Miami Beach e seu bairro Art Deco, outras boas atrações turísticas da área são o Palácio de Vizcaya, um prédio em estilo renascentista italiano, construído em 1916, e que abriga o Dade Country Art Museum, além de belos jardins, teatro ao ar livre, e um interessante labirinto em cercas vivas. Visite também o museu histórico The Barnacle, e se quiser fazer algumas compras a melhor opção é o excelente Aventura Mall (ao norte da cidade, esquina da US-1 com route 856).


Marinas de Miami

Nunca tínhamos visto tantos iates lado a lado como nas marinas de Miami. São centenas, milhares. Quem gosta de água não poderia estar num lugar melhor, seja para mergulhar ou fazer um passeio num dos barcos de aluguel que percorrem os arredores. E não esqueça de trazer sua roupa de banho, pois as que estão a venda por aqui quase sempre tem feitios estranhos e que raramente agradam aos turistas, além de serem ridiculamente grandes, mais ou menos como se usava no Brasil nos anos 50 ou 60! Já quem curte mergulho submarino deve ir até a Key Biscayne. Lá estão Biscayne Wreck e o John Pennecamp Coral Reef State Park, duas reservas submarinas com águas claras e corais belíssimos.





Miami - Florida

Se você for a Miami durante o verão esteja preparado para encontrar um calor muito forte, que surpreende mesmo quem vem de um país tropical, e também uma umidade altíssima, que embaça óculos e lentes de máquinas fotográficas em segundos, ao sair de ambientes fechados onde o ar condicionado parece estar sempre regulado por algum esquimó. Mas, falando sério, Miami é uma delícia, e no final das contas temos que concordar com os americanos: Como seria bom poder se aposentar e vir morar aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário