Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ottawa

Ottawa

Quase todo mundo que vai à costa leste do Canadá fala maravilhas de Montreal, fica fascinado com Toronto e encanta-se com Quebec, mas estranhamente Ottawa não é muito citada. Talvez porque esta cidade tenha ficado um pouco eclipsada por seus vizinhos de colonização inglesa e francesa, e acaba permanecendo meio em segundo plano. Ottawa é uma cidade bonita mas pacata, que não oferece tantos atrativos turísticos como suas vizinhas mais badaladas. É um lugar para ser visitado como complemento de um passeio àquela região do Canadá, e não um destino turístico principal. Mas nem por isso deve ser esquecida.



Ottawa - Canadá
 
Ottawa tornou-se capital do Canadá graças à briga entre Toronto e Montreal. As duas mais importantes cidades do país desejavam o título de capital, mas não chegavam a um acordo. Numa decisão salomônica, a rainha Victoria da Inglaterra resolveu o assunto estabelecendo que a capital não seria nem uma nem outra e sim a pequena Ottawa, situada entre as duas. O ano era 1857 e o Canadá ainda era possessão inglesa. A partir daquele ano e até hoje, Ottawa une e ao mesmo tempo divide dois lados bastante diferentes de um mesmo país: Acima o território de Quebec, de colonização francesa e abaixo as terras de Ontario, onde os ingleses se estabeleceram.



Ottawa - Canadá
 
O trecho formado pelas Rideau Street e Laurier Avenue é a principal área comercial da cidade, e concentra a maior parte do movimento urbano. Ottawa não tem muitos prédios altos, e sua arquitetura é harmônica e agradável aos olhos. É uma cidade com diversos parques e jardins, entrecortados pelo canal Rideau. Este curso artificial de água, inaugurado em 1832, conecta as cidades de Ottawa a Kingstom através de vários rios e lagos, e seu sistema de eclusas e comportas é até hoje admirado. Ainda hoje o canal permanece aberto à navegação, e ostenta orgulhosamente o título de mais antigo sistema de canais em operação contínua das Américas. Na imagem ao lado, um trecho urbano do canal e algumas de suas comportas, tendo ao fundo o prédio do famoso hotel Fairmont Chateau Laurier. A propósito, o restaurante situado em seu terraço tem fama de servir algumas das melhores refeições de Ottawa, acompanhadas de uma vista deslumbrante.



Ottawa - Canadá

Para quem tem pouco tempo e quer conhecer os melhores ponto da cidade nada como um tour de ônibus. Há diversas operadoras na cidade, mas a melhor é a Picadilly Bus Tours, que oferece roteiros de duas horas de duração pelos principais pontos da cidade. Os ônibus são aqueles vermelhos de dois andares, iguais aos de Londres, e os bilhetes estão à venda na Confederation Square.

Em baixo o monumento War Memorial, um dos pontos presentes em todos os roteiros turísticos pela cidade. Este monumento, construído num dos locais mais nobres de Ottawa foi erigido em homenagem aos mortos da primeira guerra mundial, sendo que mais tarde passou a ser dedicado a todos os Canadenses que pereceram em todas as guerras.



War Memorial - Ottawa - Canadá


O padrão de vida na cidade, de resto como em praticamente todo Canadá, é muito alto. Não há desabrigados, a violência é quase zero e os sistemas de educação e saúde funcionam de fato. Cerca de metade dos moradores da cidade tem diploma de nível superior, fazendo desta a de mais alto nível educacional do país. Todos na cidade falam inglês e francês, sendo que espanhol, italiano e - sim - português também são falados por muitos. É uma cidade de gente jovem, e aproximadamente metade de população tem menos de 35 anos.



Ottawa - Canadá



Por cima dos prédios centrais de Ottawa é possível avistar do outro lado do Ottawa River (ou Rivière des Outaquais) a cidade de Hull, praticamente uma continuação de Ottawa, mas já no território de Québec. E se você for até lá aproveite para fazer um passeio numa locomotiva a vapor, que parte do Parc Industriel Richelieu, organizados pela HCW Steam Train. Se passar por aqui visite também a Maison du Citoyen, Palais de Congrès e a simpática Place Aubry, todos na parte central de Hull. Mas lembre que nos meses frios, às quatro horas da tarde já está escuro.



Ottawa - Canadá



INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL E ATÉ A PRÓPRIA SAKS MONTA PACOTES. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO COM A SAKS VIAGENS E TURISMO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!


VIAJE BEM! VIAJE SAKS!
(61) 3352-3454/91613691
Email: brasilia_dalma@saks.tur.br
Msn: dalmasb@hotmail.com.br
http://www.saks.tur.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário