Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Moldávia

Moldávia

A República da Moldávia é um pequeno país da Europa Oriental, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Roménia (pela região também chamada Moldávia). A sua capital é a cidade de Quichinau (Chişinău).

Moldávia

História

No século XV, o Reino da Moldávia era um importante centro regional de poder. Ocupava a Bessarábia, a Moldávia Ocidental e a Bucovina. A partir do século XVI, teve sucessivos suseranos (senhores feudais) húngaros, lituanos, romenos e turcos. Em 1812 a região foi dividida pelo tratado de Bucareste: a Bessarábia, localizada entre os rios Prut e Dniestre, foi entregue pelo Império Turco-Otomano à Rússia. Em 1878, a Romênia proclamou a independência e englobou a Moldávia Ocidental. Os russos controlaram a Bessarábia até a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, a Bessarábia uniu-se à Romênia.


Moldávia



A Primeira Guerra Mundial levou muito mais consciência política e cultural para a população, já que cerca de 300 mil bessarábicos foram enviados ao recém formado exército russo em 1917, sendo que ainda maiores unidades de soldados moldávios foram formadas. Acompanhando a Revolução russa em 1917, um parlamento bessarábico, Sfatul Ţării (Outubro-Novembro 1917), inaugurado no dia 3 de dezembro daquele ano, proclamou a República Democrática da Moldávia dentro do Estado Federal Russo, e formou seu governo dia 21 de dezembro. A Bessarábia proclamou sua independência da Rússia em fevereiro de 1918, e, sob pressão do exército romeno, que havia invadido a região em janeiro, o Sfatul Ţării decidiu com 86 votos a favor, 3 contra e 36 abstenções, a união com Reino da Romênia. Essa união foi logo reconhecida pelo Tratado de Paris (1920), sendo que a recém Rússia comunista não reconheceu o domínio romeno sobre a Bessarábia devido a antigas reivindicações dessa região. No Tratado de Kellogg-Briand de 1928 e no Tratado de Londres de julho de 1933, a União Soviética e a Romênia concordaram em relação ao princípio da não-violência para tratar de suas disputas territoriais. A Transnístria, que na época fazia parte da Ucrânia Soviética, transformou-se em parte do território soviético da Moldávia (1924-1940) depois do fracasso da revolta de Tatarbunary.
Em uma tentativa de afastar a minoria étnica Bessarábica da influência russa, as autoridades romenas pemitiram que a língua de formação e educação fossem qualquer uma desejada, para que a longo prazo fossem substituindo de vez a língua russa pela romena nas cidades.



INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!



Dalma Borges
(61) 91613691/85704692
Email/ Msn: dalmasb@hotmail.com
www.dalmablogviagens.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário