Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Itacaré - Bahia

Itacaré - Bahia

Treze praias paradisíacas abraçadas por coqueiros, cachoeiras, mata atlântica, riachos, areias translúcidas, e uma generosidade de águas cristalinas. Vista do alto, Itacaré parece uma miragem. No coração da Costa do Cacau, no litoral da terra do dendê e do acarajé, esta paisagem ainda intocada pelo homem repousa tranqüila nas margens da Bahia.
Por ondas fortes em algumas praias, Itacaré também é conhecida como a cidade do surf e abrigo de visitantes que buscam o equilíbrio entre o sossego e a badalação.
Itacaré é o lugar ideal para quem gosta de sol, mar, praias virgens, rios e cachoeiras. Com uma área de 730 km, com cerca de 20 mil habitantes, a cidade de Itacaré mantém as belezas da Mata Atlântica repletas de riachos que deságuam no Oceano Atlântico, relevos que vão das rochas aos morros à beira mar, reservas ecológicas e praias em forma de concha. Possui além das belezas naturais, um povo muito alegre. Seu litoral é repleto de praias belíssimas, muitas delas tão pequenas que nem aparecem em mapas ou em guias de viagem.
A cultura do cacau, durante muitos anos, desenvolvida na cidade foi preservada. A influência do fruto foi tão forte que Itacaré passou a ser incluído, também, na Costa do Cacau. Hoje vive da pesca e, principalmente, do turismo.
Os surfistas procuram suas praias de ondas fortes, enquanto os ecoturistas encontram em Itacaré praias desertas com acesso por trilhas, além de cachoeiras no meio da mata. Os próprios moradores da cidade lutam para manter as áreas verdes intactas, mostrando que têm consciência ambiental. E não só consciência ambiental, pois eles preservam costumes importantes, como a capoeira, tão praticada em Itacaré.


Itacaré - Bahia

Itacaré é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 17.960 habitantes.


Itacaré - Bahia

História

O município tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no século XVIII. A povoação foi elevada a sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação actual em 1931.
Quatro eventos estatisticamente improváveis fizeram Itacaré um lugar especial e com alto grau de preservação:
1.Tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro, aonde a faixa costeira tem solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.
2. A cultura agrícola predominante foi o cacau, que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado, se fosse cana de açúcar ou café toda a mata teria sido toda cortada.
3. O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas nos anos 40 o porto da cidade assoreou e a cidade ficou isolada porque as estradas eram muito ruins, esse isolamento impossibilitou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998.
4.Em 1993 o Governo do estado da Bahia criou uma APA - Área de Proteção Ambiental - antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa APA estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.
5.Hoje Itacaré é um dos principais centros turistícos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado.

Praias de Itacaré


INTERESSADOS EM PACOTES TURÍSTICOS PARA QUALQUER LUGAR NOS PROCURE. TRABALHAMOS COM AS MELHORES OPERADORAS TURÍSTICAS, CVC, PNX, AGAXTUR, INTRAVEL. CONFIRA OU ENTRE EM CONTATO. VEJA OS NOSSOS PACOTES!



Dalma Borges
(61)91613691
Email: adsturviagens@hotmail.com
Msn: dalmasb@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário