Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Albânia

Albânia


A Albânia  é um país europeu situado na península Balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês.
Albânia
História
A Albânia foi o local de diversas colônias gregas, e mais tarde fez parte da província romana de Ilíria (em latim, Illyricum). Depois de ter sido conquistada por um conjunto variado de nações, foi absorvida pelo Império Otomano em 1478.

Albânia

Após a primeira guerra balcânica, a Albânia declarou a independência do Império Otomano (1912), mas o país permaneceu instável. Foi ocupada pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os italianos saíram, a resistência stalinista liderada por Enver Hoxha tomou o poder.

Albânia

Até 1990, cinco anos após a morte de Hoxha, a Albânia foi um estado isolado quer do ocidente quer dos outros estados situados no outro lado da Guerra Fria, como a União Soviética e a China. Atualmente, está a ser implantada no país uma democracia de tipo ocidental. O país sofre problemas económicos e tem problemas com o crime organizado e com os refugiados do Kosovo.


Albânia


Albânia

Albânia

Albânia


Nenhum comentário:

Postar um comentário