Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Belarus

Belarus

A Bielorrússia ou Bielo-Rússia (em bielorrusso e russo Беларусь, transl. Belarus) é um país localizado na Europa Oriental. Sem acesso ao mar, faz fronteira com a Rússia a leste, com a Ucrânia ao sul, com a Polónia a oeste e com a Lituânia e a Letônia a norte. Sua capital é a cidade de Minsk; outros importantes centros urbanos são Brest, Hrodna, Gomel, Mogilev, Vitebsk e Bobruisk. Um terço do país é coberto por florestas e a agricultura e manufatura são os setores mais desenvolvidos da economina bielorrussa.


Belarus

Mais de 80% da população são de nativos bielorrussos, com uma pequena minoria de russos, ucranianos e poloneses. O país atualmente tem duas línguas oficiais: Bielorrusso e russo. A Constituição da Bielorrússia não estabelece uma religião oficial, mas a principal religião do país é o cristianismo ortodoxo russo.

Belarus
História
 
O aparecimento da Bielorrússia remonta aos principados eslavos que se estabelecem na região entre os séculos VI e VIII. Submeteram-se, em meados do século IX, à cidade-estado de Kiev, que deu origem à Rússia. Nos séculos seguintes, o território é invadido por tártaros da Mongólia, lituanos e polacos. No século XVIII é anexado ao Império Russo e, em 1922, torna-se a República Socialista Soviética da Bielorrússia integrada à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Mais de dois milhões de pessoas morrem durante a ocupação nazista e conseqüente marcha do Exército Vermelho, entre 1941 e 1944. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o país incorpora territórios de população bielorrussa pertencentes à Polônia. Nos anos 1980, a Bielorrússia é reduto da resistência comunista às reformas democratizantes do presidente soviético Mikhail Gorbachev.


Belarus

Em agosto de 1991, a independência da Bielorrússia é proclamada, e o país integra a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Belarus

Em 1994 é eleito presidente o populista Aleksandr Lukashenko, que defende a união com a Federação Russa. Ele convoca, no fim de 1996, um referendo que estende seu mandato até 2001 e aumenta seus poderes. Em 1997, a Bielorrússia e Federação Russa ratificam tratado que prevê a unificação das políticas externa, econômica e militar. No ano seguinte, a cotação do rublo bielorrusso cai pela metade, e a crise que se instala força o racionamento de alimentos. Um acordo para a unificação monetária e tributária em 2008 é assinado com o governo russo. Os governistas vencem as eleições parlamentares de 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário