Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bélgica

Bélgica

A Bélgica oficialmente Reino da Bélgica, é um país situado na Europa ocidental. É membro fundador da União Europeia e hospeda sua sede, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a OTAN. A Bélgica tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes.
Bélgica

Ocupando a fronteira cultural entre a Europa germânica e a Europa latina, a Bélgica é o lar de dois principais grupos linguísticos, os flamengos e os falantes do francês, principalmente valões, além de um pequeno grupo de pessoas que falam a língua alemã. As duas maiores regiões da Bélgica são a região de língua holandesa de Flandres, no norte, com 59% da população e a região francófona da Valónia, no sul, habitada por 31% dos belgas. A Região de Bruxelas, oficialmente bilíngue, é um enclave de maioria francófona na Região flamenga e tem 10% da população. Uma pequena comunidade de língua alemã existe no leste da Valónia. A diversidade linguística da Bélgica e conflitos políticos e culturais são refletidos na história política e no complexo sistema de governo do país.


Bélgica

O nome "Bélgica" é derivado de Gallia Belgica, uma província romana na parte setentrional da Gália, que era habitada pelos Belgae, uma mistura de povos Celtas e Germânicos. Historicamente, Bélgica, Holanda e Luxemburgo eram conhecidos como os Países Baixos, nome utilizado para designar uma área um pouco maior do que o atual grupo de países chamado Benelux. Do final da Idade Média até o século XVII, o país era um próspero centro de comércio e cultura. A partir do século XVI até a Revolução Belga em 1830, muitas batalhas entre as potências européias foram travadas na área da atual Bélgica, fazendo com que o país fosse apelidado de "campo de batalha da Europa", reputação reforçada pelas duas Guerras Mundiais. Após a sua independência, a Bélgica logo participou da Revolução Industrial e, no final do século XIX, possuía várias colônias na África. A segunda metade do século XX foi marcado pela ascensão de conflitos comunais entre os flamengos e os francófonos, alimentados por diferenças culturais e por uma evolução econômica assimétrica entre os Flandres e a Valónia. Estes conflitos, ainda ativos, têm causado profundas reformas do Estado unitário ex-belga para um estado federal.

Bélgica

História

A Bélgica situa-se numa região habitada por tribos célticas e germânicas na época da conquista por Júlio César, em 50 a.C. Do século XVI ao XVIII, os belgas encontram-se sob domínio espanhol, quando, em 1815, o país é integrado nos Países Baixos, conquistando a sua independência. Durante a Primeira Guerra Mundial, tropas alemãs invadem o país. Em 1948, a Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo formam o Benelux (België, Nederland e Luxemburg em Neerlandês), abolindo barreiras alfandegárias. A Bélgica torna-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e participa da formação da Comunidade Europeia. Em 1960 concede independência ao Congo, sua antiga colónia. Reformas constitucionais estabelecem três comunidades - flamenga, valã e alemã - e três regiões - Flandres, Valónia e Bruxelas - com instituições autónomas. Mesmo assim, eclodem conflitos entre valões e flamengos em 1987. Actualmente a sua capital, Bruxelas, é a sede de algumas das instituições da União Europeia.


Bélgica

Bélgica

Bélgica


Bélgica

Bélgica

Bélgica

Bélgica


Bélgica

Bélgica


Bélgica


9 comentários:

  1. que lingua se fala na belgicá?

    ResponderExcluir
  2. ESTOU INDO PARA A BELGICA NO FIM DE ANO. 2010/2011, AGUÉM PODE ME DAR UMAS DICAS BEM ATENCIOSAS?????? FICO GRATO...

    ResponderExcluir
  3. Sim,a lingua de origem e o francês

    ResponderExcluir
  4. NA BELGICA MORA O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA, PRETENDO IR ATÉ LÁ PARA CONHECER, E QUEM SABE FICAR POR LÁ COM ELE!

    ResponderExcluir
  5. Meu namorado também é um belga
    Estou indo viver neste lindo país
    Mas levo meu Brasil em meu coração.

    ResponderExcluir
  6. O meu amor mora tb na Belgica, em breve estarei lá ao lado dele ... mais com certeza junto comigo muitas coisas do meu país maravilhoso e da minha cidade de Manaus...

    ResponderExcluir
  7. gostsria de saber a temperatura na Belgica no mes de outubro, na primeira quinzena. grata.

    ResponderExcluir
  8. A estação quente, dura, em média, de abril a outubro. A temperatura média anual é de cerca de 9°C. A média de janeiro cair abaixo de zero, enquanto os de julho não exceder 19°C.
    Dentro do país, existem variações acentuadas de temperatura, os municípios do sudeste do país, têm verões quentes alternados com invernos muito frios. A boa temporada é geralmente a partir de abril até outubro e durante os meses de inverno neve é provável. A temperatura média anual em Bruxelas é de 10°C, que varia entre 3°C em janeiro e 18°C em julho. Pluviosidade média anual situa-se entre 700 e 1000 mm.
    Espero ter ajudado na sua pergunta. Obrigada.

    ResponderExcluir